Diferentes tipos de extintores para cada tipo de incêndio

Os extintores de incêndio são classificados pelo tipo de fogo em que se destinam a ser apagados. Explore os diferentes tipos de extintores de incêndio como orienta o AVCB.

Os extintores portáteis que podem estar disponíveis no local de trabalho que os funcionários treinados podem ser chamados a usar no caso de um incêndio inesperado.

Uma parte importante da proteção contra incêndio envolve ter o tipo certo de extintores de incêndio no local de trabalho. Existem vários tipos de extintores portáteis que usam uma variedade de agentes extintores para apagar um incêndio.

No mundo todo, existem 5 classificações principais de incêndio, conhecidas como A, B, C, D e K. Dependendo de qual classe de incêndio se inicia, determinará como o pessoal treinado agirá para extinguir o incêndio. Lembre-se, diferentes tipos de extintores são projetados para combater diferentes classes de incêndio.

Como o fogo é contido e qual extintor usar?

O fogo requer três elementos que são combustível, calor e oxigênio, conhecidos como triângulo do fogo, e na combinação certa a reação química resultante pode causar um incêndio.

A chave para extinguir um incêndio é remover pelo menos um dos elementos do fogo e é para isso que os extintores portáteis são projetados.

Os extintores de incêndio são classificados pelo tipo de fogo em que se destinam a ser usados. Eles podem ter uma classificação como A, ABC, BC, D ou K que explica facilmente o tipo de fogo que eles são projetados para combater.

Leia também:  Efeitos colaterais da Maca Peruana: o que você precisa saber

Extintores de incêndio portáteis são rotulados com letras codificadas por cores e/ou pictogramas que indicam o tipo de incêndio que eles foram projetados para extinguir. Existem 5 classes de incêndio e extintores portáteis serão rotulados para mostrar que são adequados para combater um ou mais desses tipos.

Diferentes tipos de extintores para cada tipo de incêndio

É extremamente importante que o tipo certo de extintor seja usado na classe específica de incêndio para evitar ferimentos pessoais e danos à propriedade. Usar o tipo errado de extintor de incêndio pode ser ineficaz, resultar em choque elétrico, causar uma explosão ou até mesmo espalhar o fogo.

Lembrete: Extintores de incêndio portáteis são úteis para apagar pequenos incêndios, mas não são eficazes contra incêndios maiores ou incêndios que estão se espalhando rapidamente.

O extintor de pó químico seco multiuso

É o tipo mais comum de extintor portátil para uso profissional e doméstico.

Os extintores de pó químico seco apagam o fogo interrompendo a reação química do triângulo do fogo. Este agente extintor cria uma barreira entre o oxigênio e o combustível para parar o fogo.

Tipicamente classificados como BC ou ABC, os extintores de pó químico seco podem ser usados ​​em duas ou três classes diferentes de incêndio, o que os torna muito convenientes.

Esses extintores de incêndio multifuncionais são tipicamente vermelhos e variam em tamanho de cinco a 20 libras.

Como alguns extintores de pó químico seco são classificados apenas para incêndios de Classe B e C, é importante reconhecer qual tipo (BC vs. ABC) está localizado em sua área de trabalho.

Um extintor de incêndio de água

Pressurizada a ar (APW) pode ser usado apenas em incêndios de classe A.

Os extintores APW usam água para extinguir o fogo resfriando a superfície do combustível para remover o elemento de calor do triângulo do fogo.

Leia também:  O guia para quem tem dúvidas sobre sprinklers

Em alguns casos, detergentes são adicionados à água em um extintor APW para produzir uma espuma quando usado.

Cheios de água e ar pressurizado, os extintores APW são grandes latas de prata que medem cerca de 2 a 3 pés de altura e pesam aproximadamente 25 libras quando cheios.

Um extintor de incêndio de dióxido de carbono

Pode ser usado em incêndios de classe B e C.

Os extintores de Dióxido de Carbono funcionam removendo o elemento oxigênio do triângulo do fogo e também removendo o calor com sua descarga muito fria.

Não é eficaz tentar usar um extintor de incêndio de dióxido de carbono em um incêndio de classe A porque o fogo pode continuar a arder e tem o potencial de reacender após a dissipação do dióxido de carbono.

Nunca use extintores de dióxido de carbono em um espaço confinado se houver pessoal presente sem a proteção respiratória adequada necessária.

O extintor de incêndio químico molhado

Foi desenvolvido para uso em operações de cozimento comercial para apagar com segurança incêndios de classe K.

Os extintores químicos úmidos funcionam removendo o elemento de calor do triângulo do fogo à medida que o óleo em chamas é resfriado.

Ao criar também uma barreira entre o combustível e o oxigênio, os agentes extintores ajudam a evitar a pré-ignição após o fogo ter sido apagado. Com um spray altamente eficaz, os extintores químicos úmidos ajudam a evitar que o óleo quente respingue de volta no usuário.

Alguns extintores de incêndio químicos úmidos também podem ser usados ​​em incêndios de Classe A com AK mostrado na etiqueta para indicar que podem ser usados ​​para incêndios de Classe A e K.

Um extintor de incêndio de agente limpo

Pode ser classificado como BC ou ABC multiuso para combater de forma conveniente e limpa diferentes tipos de incêndios.

Leia também:  Descubra o mundo do gambling com a Gmbet

Por não deixar resíduos após a evaporação, os extintores de agente limpo podem ser escolhidos para instalações industriais que contenham materiais e equipamentos sensíveis ou insubstituíveis que possam ser danificados por um extintor de água, espuma, dióxido de carbono ou pó químico seco.

O extintor de névoa de água

pode ser considerado como uma alternativa ao extintor de agente limpo para ambientes sensíveis ou valiosos e a maioria é classificada para incêndios de Classe A e Classe C.

Utilizando água deionizada (não condutora e não tóxica), o extintor de névoa de água expele a água através de um bico de pulverização exclusivo que libera a água no ar na forma de uma névoa fina.

Os extintores de névoa de água funcionam resfriando a área para remover o elemento de calor do triângulo de fogo. Mesmo que usem água para apagar um incêndio, os extintores de névoa de água não causam danos à água nem deixam resíduos.

Um extintor de pó seco

É apenas para incêndios de classe D ou de metal combustível.

Ao abafar o material em chamas com um agente extintor de pó seco, o extintor de pó seco funciona abafando o fogo, separando-o do oxigênio e absorvendo o calor.

Extintores de pó seco (classificação D) não devem ser confundidos com extintores de pó químico seco. Usar um extintor de pó químico seco em um incêndio de Classe D pode aumentar a intensidade do incêndio ou ser ineficaz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *