Problemas de pele de cachorro: arranhões, coceira e muito mais

Condições de pele que causam coceira e irritabilidade no seu cachorro ou gato pode ser algo sério, e ideal é procurar por um laboratório veterinário.

De um modo geral, a coceira do seu cão não é nada para se preocupar. No entanto, se o seu filhote estiver se coçando excessivamente ou com muita frequência e estiver causando irritação na pele, aponte para a causa de seu comportamento estranho.

Seu veterinário poderá ajudá-lo a determinar a causa subjacente da coceira do seu cão e sugerir tratamentos para ajudá-lo a se recuperar.

Causas, sintomas e tratamento

Existem vários problemas de pele canina que podem fazer com que ele arranhe, lamba ou morda o pelo. Alguns dos mais comuns incluem:

  • Mordidas Parasitárias
  • Mordidas de parasitas como ácaros e pulgas são algumas das fontes mais comuns de coceira em cães.
  • Felizmente, eles também são alguns dos mais fáceis de tratar. Seu veterinário poderá prescrever medicamentos para ajudar a resolver os problemas de parasitas de seu animal de estimação. Depois, você também deve fazer uma limpeza completa do seu espaço, principalmente nos lugares que seu cão frequenta, para garantir que nenhuma dessas criaturas permaneça.

Existem também medicamentos preventivos que você pode dar ao seu cão para prevenir pulgas, ácaros ou carrapatos em primeiro lugar.

Dermatite Ambiental

Essa irritação da pele se desenvolve a partir do contato com substâncias como plantas, gramíneas ou sujeira que podem irritar a pele do seu cão. Os sintomas específicos podem incluir pele rachada ou seca, bolhas, vermelhidão e inchaço.

Problemas de pele de cachorro: arranhões, coceira e muito mais

Maneiras sugeridas para aliviar essa condição incluem anti-histamínicos ou banhos de aveia. Seu veterinário pode recomendar um creme de cortisona ou outra alternativa, dependendo da gravidade.

Leia também:  Como limpar seu chuveiro e mantê-lo absolutamente brilhante

Dermatite Nutricional

Este é um problema relativamente incomum para cães, no entanto, é possível que eles tenham uma reação alérgica a algo em sua comida.

Normalmente, a dermatite nutricional resulta em irritações e arranhões na pele, mas também podem ocorrer problemas digestivos, como diarreia ou vômito. Se o seu cão apresentar qualquer um dos sintomas, é melhor marcar uma consulta com o veterinário .

Se seu cão for diagnosticado como tendo dermatite nutricional, seu veterinário provavelmente recomendará mudar a dieta de seu cão para remover quaisquer alérgenos dele.

Alergias de pele

Alguns cães são mais propensos a alergias do que outros, tornando este um motivo comum para visitar o veterinário, dependendo da raça do seu cão. Os alérgenos que causam irritação na pele do seu cão podem incluir plantas, insetos, pólen ou pêlos.

Alguns dos sintomas, além da coceira, incluem limpeza ou lambidas excessivas, olhos lacrimejantes e espirros, erupções cutâneas e pele inflamada. Seu veterinário pode diagnosticar o que está causando a alergia e recomendar o tratamento, bem como formas de prevenir futuras reações alérgicas.

Urticária

Outro tipo de reação alérgica é a urticária. A urticária pode ser uma reação a muitas coisas, desde picadas ou medicamentos. Os sintomas aparecem como uma protuberância elevada que faria com que o pelo do cão se destacasse.

Às vezes, a urticária se manifesta através do inchaço ao redor dos olhos do seu cão. Usar um xampu hipoalergênico para seu filhote geralmente alivia essa condição. O condicionador leave-in hidratante também pode ajudar. Pergunte ao seu veterinário o que eles recomendam para o seu animal de estimação.

Casos de emergência

Se a coceira do seu cão persistir por mais de alguns dias, você deve marcar uma consulta para que seu veterinário possa diagnosticar o problema e tratá-lo. Coceira prolongada pode causar coceira excessiva e morder a coceira, o que pode criar uma lesão auto infligida. Isso pode se tornar sério se não for verificado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *