6 dicas importantes para proteção contra incêndio no local de trabalho

O local de trabalho é um local em que passamos grande parte do nosso tempo e geralmente é um ambiente que contém vários riscos de incêndio, e é por isso que é de vital importância ter métodos adequados de proteção contra incêndio.

Há um grande número de riscos presentes em ambientes comerciais e industriais, sejam equipamentos elétricos em um escritório, produtos químicos e ferramentas em uma fábrica, materiais como papéis e tecidos em uma escola ou vários aparelhos de aquecimento e cozinha em um ambiente de preparação de alimentos.

A presença desses fatores, aliada a acidentes e falha humana, pode resultar em incêndios que matam ou ferem gravemente funcionários, visitantes e clientes, podendo também danificar, ou mesmo destruir, seu prédio, equipamentos e estoque.

Descubra quem é o responsável pela proteção contra incêndio dentro do seu prédio

De acordo com a Ordem de Reforma Regulatória (Segurança contra Incêndios) de 2005, todas as empresas e propriedades comerciais devem determinar e designar uma ‘pessoa responsável’.

E lembre sempre que é importante a Instalação e Manutenção da Rede de Hidrantes, como garantia em dias de incêndio.

Na Inglaterra e no País de Gales, isso significa que, se você for um empregador, proprietário, locador ou ocupante de uma empresa ou outro edifício não residencial, você é responsável pela segurança contra incêndio e, como tal, é responsável por garantir o cumprimento das regulamentos atuais e realizar revisões regulares, avaliações e medidas de proteção de segurança.

Leia também:  Problemas de pele de cachorro: arranhões, coceira e muito mais

Defina as principais responsabilidades de um oficial de segurança contra incêndio

As principais funções do ‘responsável’ incluem desempenhar Avaliações de risco de incêndio, passando por reduções de risco de incêndio, incluindo a instalação de equipamentos de proteção e segurança contra incêndio e coordenação de exercícios de alarme de incêndio.

6 dicas importantes para proteção contra incêndio no local de trabalho

É importante que o oficial de segurança contra incêndio designado tenha um conhecimento abrangente e completo e compreensão prática do incêndio, do próprio edifício e das precauções e segurança gerais contra incêndio.

Como sua principal responsabilidade é garantir que, em caso de incêndio, todos possam escapar com rapidez e facilidade, eles também devem ter as habilidades necessárias para planejar e praticar processos de evacuação seguros.

Às vezes, pode ser incrivelmente útil, e muitas vezes é um requisito legal, garantir que a “pessoa responsável” designada tenha proteção contra incêndio e treinamento de segurança e especialistas do setor de segurança contra incêndio.

Escolha e instale o sistema de alarme de incêndio certo para as suas instalações

Uma das formas mais eficazes de proteger as pessoas dentro do seu ambiente de negócios, bem como a própria estrutura do edifício, é garantir que um produto de alta qualidade sistema de alarme de incêndio foi instalado profissionalmente.

É extremamente importante instalar o sistema de alarme de incêndio adequado para o seu ambiente, pois diferentes sistemas têm usos e finalidades diferentes, dependendo de sua aplicação, e é por isso que os profissionais recomendam obter aconselhamento especializado sobre os tipos de alarme disponíveis de um fornecedor respeitável de equipamentos contra incêndio.

Ir aos especialistas não é apenas útil para obter conselhos, mas também para organizar a instalação do seu novo sistema de alarme.

Leia também:  Flan de coco brasileiro com molho de ameixa (Manjar Branco)

A instalação padrão superior é essencial para garantir um funcionamento confiável e também é vital realizar manutenção regular e periódica para garantir que seu alarme permaneça em perfeitas condições de funcionamento.

Certifique-se de que equipamentos eficazes de proteção contra incêndio estejam instalados e bem conservados

Os alarmes de incêndio são vitais para a detecção rápida e eficaz da presença de fogo ou fumaça. No entanto, existe uma grande variedade de equipamentos de proteção contra incêndio disponíveis que podem salvar vidas em caso de emergência e também são muitas vezes uma necessidade por lei.

Extintores de incêndio são geralmente necessários em todos os ambientes comerciais e industriais e são uma forma fundamental de proteção, fornecendo um método de combate ao fogo.

No entanto, existem vários tipos de extintores de incêndio, todos adequados para diferentes tipos de incêndio e, consequentemente, para diferentes ambientes. Portanto, é fundamental obter uma opinião especializada de qual é o melhor extintor ou combinação de extintores para sua propriedade.

Planeje, prepare e pratique procedimentos de evacuação de incêndio

Como parte de sua avaliação de risco de incêndio e como uma medida vital de segurança geral contra incêndio, é importante planejar e preparar um processo de evacuação completo.

O procedimento deve incluir vários percursos de saída do edifício, todos eles considerados simples, eficazes e rápidos, de forma a tornar a saída o mais segura e eficiente possível. Também é importante ter rotas alternativas planejadas caso uma saída seja bloqueada ou parcialmente obstruída pelo incêndio.

Sinalização de segurança contra incêndio devem ser colocados em portas e paredes para que as pessoas saibam que caminho seguir, e luz de emergência é uma medida de segurança incrivelmente útil no caso de corte de energia durante a evacuação.

Leia também:  3 Mentalidades cruciais que você precisa se quiser reconstruir seu casamento

A ‘pessoa responsável’ designada deve garantir que todos estejam cientes do procedimento de evacuação e práticas regulares devem ser realizadas para manter e aprimorar essa conscientização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *