10 tipos de marketing que você deve conhecer

Existem muitos tipos diferentes de estratégias que as equipes de marketing educacional usam para comunicar os benefícios de seu produto ou serviço ao público.

Mas qual é a melhor estratégia? Neste artigo, obtenha uma lista de 10 tipos diferentes de estratégias de marketing de negócios para experimentar em seu próximo plano de marketing.

O que é marketing?

A American Marketing Association descreve o marketing como “a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para clientes, clientes, parceiros e a sociedade em geral”.

Como essa definição é tão ampla, oferece muito espaço para o mundo do marketing crescer à medida que nossa tecnologia se expande. À medida que nossas necessidades mudam e se desenvolvem, o mesmo acontece com as estratégias de marketing disponíveis que as empresas usam.

Marketing é mais do que apenas os anúncios que você ouve no rádio ou os outdoors que você vê na rua. Marketing é a forma como as empresas se comunicam com seu público e estabelecem sua marca.

As estratégias de marketing de uma empresa são iterativas e as estratégias mudam de acordo com as necessidades de seu público.

Os 10 tipos mais comuns de marketing tradicional

O marketing tradicional engloba estratégias que têm sido usadas desde a invenção do próprio marketing em 1800. Essas estratégias são muito mais evidentes e, às vezes, menos direcionadas. Dê uma olhada nas 10 estratégias de marketing tradicionais mais comuns.

Leia também:  Aumente a matrícula de alunos com estas 10 dicas práticas

1. Marketing de saída

Quando uma estratégia de marketing é chamada de “saída”, ela se concentra em como a mensagem está sendo entregue. O marketing de saída acontece quando uma empresa compartilha sua mensagem para um público.

Os anúncios em outdoors são um bom exemplo de outbound marketing – no caso de um outdoor, a empresa está tentando compartilhar certas informações com as pessoas que passam.

2. Marketing personalizado

O marketing personalizado é uma estratégia em que a empresa utiliza dados históricos para criar uma experiência personalizada para você.

10 Tipos de marketing que você deve conhecer

Isso pode incluir mala direta que usa seu nome em materiais de marketing ou mercearias que oferecem cupons para itens que você compra regularmente.

3. Mala direta

Mala direta é quando as empresas enviam anúncios para um endereço específico. Isso permite que as empresas segmentem uma área específica. Um bom exemplo de marketing de mala direta é um anúncio semanal de supermercado.

4. Marketing de parceiros

A estratégia de marketing de parceiros exige que duas empresas trabalhem juntas para criar uma mensagem coesa. Um exemplo comum disso é uma empresa patrocinando algo em outra empresa. Por exemplo, um café pode fornecer Wi-Fi gratuito, cortesia do Google.

5. Telemarketing

Telemarketing é quando uma empresa entra em contato com indivíduos por meio de ligações telefônicas. Essa ainda é uma tática comum, mas desde que os telefones celulares e o identificador de chamadas se tornaram a norma, o sucesso dessa estratégia de marketing diminuiu.

6. Marketing de relações públicas (RP)

O marketing de relações públicas é uma estratégia em que você faz parceria com uma fonte de notícias para gerar mais buzz em torno de seus negócios.

Leia também:  O esforço durante a evacuação prejudica o bebê?

O marketing de relações públicas é comumente usado quando uma empresa lança um novo produto, tem uma grande mudança de liderança ou anuncia uma expansão.

7. Marketing boca a boca

O marketing boca a boca é uma estratégia de marketing que se baseia em clientes existentes que indicam sua empresa para novos clientes. Esta é uma estratégia difícil de controlar, porque depende de seus clientes para fazer o trabalho de perna.

Uma maneira comum de incentivar os clientes a indicar amigos é oferecer algum tipo de incentivo, como um desconto ou bônus por indicar sua empresa. Isso é comumente visto em pequenas empresas baseadas em clientes, como salões de cabeleireiro ou academias.

Isso também está começando a acontecer mais para serviços baseados em assinatura, como serviços de entrega de refeições. Se você indicar um amigo, tanto você quanto um amigo podem obter algum tipo de desconto.

8. Marketing furtivo

O marketing furtivo é o ato de comercializar um bem ou serviço para alguém sem que ele perceba que está sendo comercializado.

Um bom exemplo disso é a colocação de produtos em um filme ou programa de TV. Você pode notar que certos personagens do programa usam apenas um determinado tipo de computador ou dirigem apenas um determinado tipo de carro. Isso ocorre porque essas empresas pagaram para serem apresentadas.

9. Marketing de marca

O marketing de marca é uma forma de marketing de longo prazo em que o objetivo é tornar-se reconhecível e estabelecer uma boa reputação. O marketing de marca abrange muitas facetas diferentes, desde a marca visual até o tom e a voz.

Para medir a eficácia das estratégias de marketing da marca, as empresas rastrearão o reconhecimento da marca. Essa métrica mede o grau de familiaridade de uma pessoa comum com sua marca.

Leia também:  Guia definitivo para uma dieta eficaz para perder barriga

10. Marketing de causa

O marketing de causa é uma estratégia na qual uma empresa opta por apoiar uma determinada causa como forma de fortalecer os valores centrais de sua marca. Um bom exemplo disso é a Patagônia. Eles prometem 1% das vendas para a restauração e preservação do ambiente natural da Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *